Perguntas Frequentes

1 - Preciso fazer algum procedimento no totem no momento da devolução da bicicleta?

Não há necessidade de fazer nada além de travar corretamente a bicicleta na baia desejada e aguardar a luz verde e o sinal sonoro de confirmação da devolução.

2 - O que fazer caso, na devolução da bicicleta, nem a luz verde nem o sinal sonoro aparecer?

Algumas vezes é possível que nem a luz verde nem o sinal sonoro sejam acionados no momento da devolução. Nesse caso basta tentar puxar a bicicleta para fora da baia, não é necessário fazer força. Caso a bicicleta não saia da baia, quer dizer que ela foi corretamente travada e o empréstimo será finalizado no tempo correto de utilização.

3 - O que fazer se ao devolver a bicicleta, todas as baias da estação estiverem ocupadas?

A tembici. faz o controle da ocupação e distribuição das bicicletas nas estações mesmo assim, pode ser que por alguns momentos, uma estação fique com todas as baias ocupadas. Caso chegar a uma estação e ela estiver sem baias disponíveis, você deve aguardar a liberação de uma vaga ou se dirigir à próxima estação para estacionar a bicicleta.

4 - A utilização do Rivibike é gratuita?

Além do valor pago na compra do passe o Rivibike pode ser utilizado de forma gratuita pelo usuário, desde que respeitado o limite de utilização gratuita do sistema de 2 (duas) horas entre a retirada e devolução da bicicleta. A partir desse período, se o usuário não devolver a bicicleta em uma das estações, estará sujeito ao pagamento de R$ 10,00 (dez reais) por hora extra. Caso o usuário não devolva a bicicleta em até 48 horas após a retirada, será cobrada uma multa de R$ 800,00 (oitocentos reais).

5 - Com um passe válido, tenho o direito de transitar com a bicicleta por apenas 2 horas por dia?

Não. Estando com um passe válido você tem o direito ao uso ilimitado da bicicleta, de forma gratuita, desde que respeitado o limite de 2 (duas) horas entre a retirada e devolução da bicicleta, por utilização. Em outras palavras, se o usuário utilizar a bicicleta até 2 (duas) horas por vez, ele poderá usar a bicicleta quantas vezes quiser no dia, sem pagar nada a mais por isso.

6 - Como é feita a cobrança pelo uso no Rivibike?

A cobrança pelo uso referentes à utilização do Rivibike é feita através do cartão de crédito inscrito pelo usuário no ato de seu cadastro. Toda vez que o sistema registra um empréstimo com o período de utilização maior do que 2 (duas) horas, é enviado um e-mail ao usuário com as informações deste empréstimo. Após o envio do e-mail ao usuário, este tem até 48 horas para contestar a cobrança, do contrário ela será efetuada e o valor será debitado automaticamente do cartão de crédito do usuário*, devendo constar na próxima fatura.

*A tembici. não tem acesso às informações e dados dos cartões de crédito cadastrados pelos usuários e utiliza os serviços da empresa Braspag, para gerenciamento de dados de cartão de crédito e realização de cobranças.

7 - Quantas bicicletas posso retirar, por vez, com um passe ativo no Rivibike?

Possuindo um passe ativo no Rivibike, o usuário poderá retirar 1 (uma) bicicleta para utilização. Cada usuário poderá comprar até 4 (quatro) passes, sendo possível retirar até 4 (quatro) bicicletas simultaneamente, uma bicicleta por passe ativo.

8 - Pode-se repetir o nº do CPF para mais de uma pessoa?

"Não é possível criar mais de um cadastro por CPF. Com um cadastro, é possível comprar até 4 (quatro) passes, que poderão ser utilizados pelo titular do CPF cadastrado e mais três pessoas (sendo ou não, maiores de idade e/ou com ou sem CPF), totalizando no máximo 4 (quatro) bicicletas disponíveis simultaneamente por cadastro, ou seja, quatro passes ativos.

9 - Como faço para saber em quais estações há bicicletas e vagas disponíveis?

Para saber a disponibilidade de vagas e bicicletas em uma estação basta acessar o site do Rivibike (rivibike.compartibke.com.br) e consultar o mapa da página inicial. Este mapa é atualizado em tempo real e basta clicar sobre a estação desejada, que as informações serão mostradas no próprio mapa. O mapa também informa se alguma estação estiver fechada para manutenção ou estiver fora do sistema.

10 - Vou ficar um tempo ser ir para a Riviera. Devo cancelar meu cadastro?

Não é necessário. A manutenção do cadastro no Rivibike é gratuita. O usuário só é cobrado quando utiliza a bicicleta por mais de 2 (duas) horas sem devolvê-la em uma estação.

11 - Como sei que o sistema de cadastro e cobrança online do Rivibike é seguro?

Todas as medidas cabíveis para garantir a segurança do usuário foram implementadas no sistema online do Rivibike. Abaixo as principais:

  • O site do Rivibike oferece suporte à conexão HTTPS, que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor. Em sites com endereço HTTPS, a comunicação é criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados. É possível ver isso no campo de endereço do site:
  • Todas as transações bancárias do Rivibike também são criptografadas;
  • As transações bancárias são realizadas por uma empresa Gateway especializada e de nome consolidado no mercado brasileiro;
  • Os dados dos cartões de crédito dos usuários do Rivibike não ficam armazenados em nosso sistema.

12 - Como faço para mandar sugestões, reclamações e dúvidas sobre o Rivibike?

Basta mandar um e-mail para rivibike@tembici.com.br, entrar em contato no Whatsapp (11) 97386-6736 ou ligar no 0300 3132 420. Horário de Atendimento: 8h as 19h.

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